ESCOLA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL EMILIA MARIA fica situada na Praça São Francisco de Assis no CENTRO , em Fátima ( BA ),
A Escola Municipal de Educação infantil Emília Maria, atende a segunda etapa da Educação infantil (Pré Escola, crianças pequenas com idades de 4 a 5 anos e 11 meses, a mesma proporciona às crianças situação prazerosas de descobertas e aprendizagem, com atenção ao seu desenvolvimento, em seus aspectos físicos, psicomotor, cognitivos intelectual e social. despertando nas crianças o gosto pelo ambiente de forma lúdica e prazerosa, com o brincar, participar, explorar e expressar.
Também
conhecida como ensino infantil, a educação infantil é a primeira
etapa da educação básica. Ela atende crianças de zero a cinco anos de
idade, que estão tendo os primeiros contatos com a escola, e por isso mesmo
integra ensino e cuidado, funcionando como um complemento da educação familiar.
Mas qual a finalidade da educação infantil?
Seu
principal objetivo é promover nos pequenos estudantes o desenvolvimento dos
aspectos físico, motor, cognitivo, social e emocional, além de fomentar a
exploração, as descobertas e a experimentação. É nesta fase também que as
crianças começam a interagir com pessoas de fora do seu círculo familiar e
comunitário, principalmente através da realização de jogos e atividades que
envolvem a ludicidade.
A importância da
Educação Infantil
A Educação
Infantil é considerada uma das mais importantes etapas da formação das
crianças, pois é onde elas começam a existir fora do convívio familiar, o que
envolve lidar com diferenças, o desenvolvimento da personalidade e da autonomia, a criação de
laços de amizade e as descobertas em diferentes áreas do conhecimento. Ela
funciona como uma base para as demais etapas da educação formal, e o correto
aproveitamento desta etapa permite que os pequenos cresçam com mais autonomia e
tenham mais sucesso em sua vida escolar e individual.
E como
lidar com bebês e crianças exige cuidados especiais e muito tato, a proposta
pedagógica da educação infantil prevê a realização de jogos, brincadeiras e atividades prazerosas que
além de ensinar, divertem, tornando o processo de construção do conhecimento
muito mais assertivo e divertido.
Educação Infantil |
Idade
Como
falamos logo acima, a educação infantil é voltada para
crianças de zero a cinco anos de idade. Entretanto, ela só é obrigatória, no
Brasil, para crianças de quatro e cinco anos, o que torna os grupos 1, 2 e 3
facultativos. E a depender da idade dos pequenos, eles devem ser matriculados
em creches ou escolas (pré-escolas): nas primeiras caso
tenham idade até três anos, e nas segundas entre quatro e cinco anos.
A educação
infantil no Brasil é um direito da criança, sendo o estado obrigado a
disponibilizar espaços e profissionais adequados para atendê-la corretamente. Por
isso encontramos em todas as regiões do País instituições de ensino públicas
que atuam como creches e pré-escolas, mas diversas escolas particulares também
oferecem educação infantil, o que dá aos pais e responsáveis a chance de optar
por aquela que está de acordo com as suas possibilidades financeiras.
Sobre a série Infantil G1 - (1 a 2 anos)
O grupo 1 da Educação Infantil, também chamado de pré-escola, funciona como um complemento da educação obtida pelas crianças em suas relações familiares e sociais. Ele tem o objetivo de promover o desenvolvimento nos aspectos psicológico, físico, intelectual e social, através da realização de atividades lúdicas e artísticas.
Qual a idade do grupo 1 da educação infantil?
São aceitas no grupo 1 crianças de 1 a 2 anos de idade. Nesta fase, elas já interagem com o universo ao seu redor, e aprendem com muita facilidade, sendo papel da instituição de ensino ampliar ainda mais essas habilidades, para que os pequenos aprendam a se expressar e comunicar de diversas formas.
Além disso, na escolinha as crianças de 1 a 2 anos podem criar relações sociais saudáveis com adultos e, principalmente, com crianças da sua faixa etária, o que contribui significativamente com o seu desenvolvimento social e emocional. Com esse convívio, elas passam a compreender suas particularidades, a dividir objetos e brinquedos com seus amiguinhos, e várias outras coisas.
As escolas que trabalham com esse público utilizam bastante a ludicidade para promover o aprendizado dos pequenos (é brincando que eles se desenvolvem), e também técnicas artísticas que contribuem com o equilíbrio físico dos pequeninos.
Qual a idade para entrar na escola?
De acordo com o Ministério da Educação – MEC, as crianças devem ser matriculadas em escolas, obrigatoriamente, aos quatro anos de idade. Antes disso, os pais não são obrigados a manter os filhos nas instituições.
Essa idade máxima, de acordo com a resolução do Conselho Nacional da Educação, deve ser completada até o dia 31 de março do ano da matrícula. Ou seja, se a criança for fazer quatro anos apenas em abril ou mês posterior, os pais poderão matriculá-la no ano seguinte, se assim desejarem.
Sobre a série Infantil G2 - (2 anos)
Considerada a primeira etapa da Educação Básica, a Educação Infantil é o ensino ofertado em creches e pré-escolas reguladas e supervisionadas por órgãos competentes do sistema de ensino e submetidos ao controle social, responsável por cuidar dos primeiros passos educacionais de crianças com idade mínima de 0 a 5 anos. Nessa fase, a jornada escolar pode ser disponibilizada tanto em período integral, como parcial, de modo a permitir que os pais escolham a modalidade que melhor se aplica a sua realidade.
O Grupo 2 Educação Infantil é responsável por formar crianças com faixa etária de 2 anos, a fim de proporcionar o primeiro contato com o aprendizado escolar, através de um ensino lúdico, considerado super importante para as fases iniciais dos pequenos. A partir dessa etapa, a criança é estimulada para desenvolver de forma integral seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, de modo a complementar a ação da família e da comunidade.
O que se aprende no Grupo 2 Educação Infantil
Por caracterizar a fase inicial da criança no mundo escolar, a partir deste ensino os pequenos tem acesso a um aprendizado lúdico e multidisciplinar que proporciona momentos de brincadeiras, cuidados e aprendizados capazes de contribuir para o desenvolvimento das capacidades infantis, como suas potencialidades corporais, afetivas, emocionais, o convívio social fora do âmbito familiar, além de trabalhar o conhecimento por meio da realidade cultural e social.
Ao longo desta etapa, a criança é assistida por uma metodologia de ensino planejada de forma estratégica para auxiliar no processo de construção do conhecimento, além de serem estimulados a tornarem-se indivíduos críticos, confiantes, capazes de expressar suas opiniões e defender seus pontos de vista. As atividades do Grupo 2 Educação Infantil envolvem artes, música, prática de linguagem, matemática, além de momentos que envolvem jogos educativos, brincadeiras coletivas, entre outras.
Nenhum comentário:
Postar um comentário