Pesquisar este blog

História da cidade de Cícero Dantas - Bahia

HISTÓRIA DA CIDADE DE CÍCERO DANTAS - BAHIA


A cidade de Cícero Dantas está situada na região nordeste da Bahia, limítrofe ao Estado de Sergipe. Infelizmente, no início do século passado, seu nome foi alterado para Cícero Dantas, em homenagem ao Barão de Jeremoabo que assim se chamava. No entanto, para a maior parte do povo do lugar, principalmente os mais velhos, o seu nome permanece Bom Conselho. A região onde está localizada a cidade de Bom Conselho tem uma história que se perde no tempo. Antes da chegada dos colonizadores, era habitada por povos indígenas cujos registros históricos não chegaram até nossa época. É possível, entretanto, inferir suas presenças pelos achados arqueológicos (urnas funerárias foram encontradas durante a construção do estádio municipal) e pela existência em lugares não muito distantes de diversas aldeias e aldeamentos indígenas, como os de Maçacará, Saco dos Morcegos (atual Mirandela), Geremoabo, Canabrava (atual Ribeira do Pombal) e Natuba (atual Nova Soure). Parece-nos impossível fixar uma data precisa para o início da ocupação não-indígena no território de Bom Conselho. Contudo, alguns dados históricos sobre os aldeamentos vizinhos nos permitem estimar que essa ocupação se iniciou em meados do século XVII.Foi somente no início do século XIX que Bom Conselho tornou-se freguesia sob o nome de Freguesia de Nossa Senhora do Bom Conselho dos Montes do Boqueirão, por meio do Alvará Régio de 27 de setembro de 18 17. Antes, porém, em 1812 o Frei Apolonio de Todi construiu a Igreja Matriz e a capela da Santa Cruz, esta ao lado de um antigo cemitério conhecido por Cacunéia.A primeira comunidade de civilização branca, onde hoje se ergue Cícero Dantas, foi obra das entradas que se embrenhavam no sertão da Bahia, à procura de metais preciosos e de novas terras para o desenvolvimento agrícola e pecuário. Município criado com território desmembrado de Jeremoabo, e denominação de Bom Conselho, por Resolução Provincial, de 09/06/1875. Em 1905, recebia o nome de Cícero Dantas. Foi extinto em 1931, e anexado a Paripiranga. Restaurado, com território desmembrado de Paripiranga, por Decreto Estadual, de 27/05/1933. A sede, criada com a denominação de Nossa Senhora do Bom Conselho dos Montes do Boqueirão, por Resolução Régia de 27/09/1817, foi elevada à categoria de cidade em 30/03/1938.

  • Antônio Conselheiro em Bom Conselho
Em 1893 chegou em Bom Conselho o senhor Antônio Mendes Maciel, vestido de frade da ordem de São Francisco, também mas tarde conhecido como Antônio Conselheiro. Na sua visita os seus seguidores ajudaram a transportar madeira e pedras para a construção da Igreja Matriz e construiu a escadaria feita de mármore. Em sua visita Antônio Conselheiro protagonizou o estopim da Guerra de Canudos, quando o próprio ordenou aos seus jagunços que quebrassem as tábuas de impostos em plena praça. Com este acontecimento o nome Bom Conselho teve o privilégio de esta no Livro de Euclides da Cunha “ Os sertões


  • As três visitas de Lampiãoa Cícero Dantas

Primeira visita: Passando em Tucano, Lampião obrigou o padre daquela paroquia a dar o seu carro com o motorista, para conduzi-lo com seu grupo até Bom Conselho, chegando no dia 27 de dezembro de 1928 numa manhã ensolarada de segunda-feira. Traziam como refém um soldado de Ribeira do Pombal, já rouco de tanto gritar: Viva Lampião! Viva Capitão Virgulino! Entraram na cidade sem o povo esperar. O grupo era composto de oito homens fortemente armados sendo eles: Corisco, Moreno, Ponto Fino, Virgínio, Mergulhão, Mariano e Arvoredo um dos mais perigosos do grupo. Se hospedaram na pensão de Tia Maricas. Lampião foi almoçar no solar do padre Vicente, ele também mandou fazer um terno para ele e lenços para o bando. Todos eles visitaram a igreja onde rezaram fervorosamente. As 17:00hrs saíram da pensão prometendo a volta, saindo da cidade entraram na fazenda de Abóboras onde houve um grande tiroteio onde Mergulhão morreu mas apesar de tudo a volante não sobreviveu um.


Segunda visita: No dia 18 de fevereiro de 1929, Lampião chegou em Cícero Dantas, como o população já estava sabendo da chegada de Lampião se espalhou pelas matas. Com esta visita inesperada, a atual avenida ACM, antiga avenida Getúlio Vargas, ficou lotada de volantes e soldados. Um dia antes da saída da cidade o bando almoçou na casa de uma senhora que morava perto da ilha, no outro dia foram embora em direção a Antas.

Terceira visita: Em 1933, Lampião voltou pela terceira vez a Cícero Dantas, eles vinham de Massacará e chegando em Buracos atual São João da Fortaleza queimaram uma casa, cortaram a orelha do sr. Manoel Pato, maltrataram sua esposa e seu irmão e logo depois mataram dois desconhecidos em Guloso (fazenda).



ECONOMIA

Agricultura ( produção expressiva de feijão e de milho ). Produz, ainda, mel e leite de vaca. Conforme registros na JUCEB, possui 38 indústrias, 103º lugar na posição geral do Estado da Bahia, 573 estabelecimentos comerciais, 87ª posição dentre os municípios baianos. Seu parque hoteleiro registra 48 leitos. Registro de consumo elétrico residencial ( kwh/hab ): 107,57 - 121º no ranking dos municípios baianos.Agricultura ( produção expressiva de feijão e de milho ). Produz, ainda, mel e leite de vaca. Conforme registros na JUCEB, possui 38 indústrias, 103º lugar na posição geral do Estado da Bahia, 573 estabelecimentos comerciais, 87ª posição dentre os municípios baianos. Seu parque hoteleiro registra 48 leitos. Registro de consumo elétrico residencial ( kwh/hab ): 107,57 - 121º no ranking dos municípios baianos. 

Povoados

  • Betânia / Bonito / Campinas de Castro / Cansanção / Chapada da Lagoa Grande / Entroncamento de Caxias / Estrelo / Ilha / Itaparica do Gama / Jatobá dos Tavares / Juá / Lagoa do Nolasco / Lagoa do Ouro / Lagoa do Ouricuri / Lagoa Grande / Limeira / Macambira / Major / Melos / Miroró / Pindorama / Quixaba / Raso do Santo / Rodeador / Saco / Serra Grande / Tubarão / Zé Pereira, Trindade.

Párocos

Frei Apolônio de Todi (Fundador)
Antônio de Barros
Cônego Caetano Dias da Silva (40 anos)
Pe. Vicente José Martins (50 anos)
Magalhães de Souza
José França
Leonel Guimarães
Justiniano Costa
Mons. Renato de Andrade Galvão (20 anos)
Mons. José Elias Ferreira (atual)
Aldo Pimentel
Adilson Costa
Evanilson de Mendonça (atual)
Agosto

Festa de Nossa Senhora do Bom Conselho 
Evento louvando a padroeira local, com novena, missa solene, além de festa de largo, caracterizada por apresentações musicais e teatrais, desfile de vaqueiros e folguedos folclórico 
Período - 06 a 15/08 
Local - Praça da Matriz 
Organização - Prefeitura Municipal de Cícero Dantas 


Atual Administração

Câmara Municipal de Cícero Dantas.
  • Poder Executivo
  1. Prefeito: Ricardo Almeida Nunes da Silva (PP)
  2. Vice-prefeito: Jean Carlos Nunes (PT)
  • Poder Legislativo
  1. Jenilson Batista de Oliveira - (PSC)
  2. José Wilson de Santana - (PTN)
  3. Maria Eugênia Patrocínio dos Santos - (PT do B) 
  4. José Erismar de Oliveira - (PRB)
  5. Rogério Oliveira Carvalho- (PTC)
  6. Aderian Maria de Jesus - Presidente (PP)
  7. Herivaldo Alves Moreira - (PSL)
  8. José Domingos Oliveira Silva - (PT)
  9. José Cineido Santana - (PR)
  10. Marcio Beto Amaral - (PSL)
  11. José Carlos Ribeiro da Silva - (PSL)
  12. Jackson Antônio Castro Almeida - (PMDB)
  13. Abelardo Pereira de Castro Júnior - (PSL)
  • Ex-Prefeitos
AnoPrefeito
1947 a 1950João Pereira dos Santos
1951 a 1954Abelardo Vieira de Andrade
1955 a 1958João Batista de Andrade Souza
1959 a 1962Abelardo Vieira de Andrade
1963 a abril de 1965Renato de Andrade Galvão (Renunciou o cargo de Prefeito Municipal em 7 de abril de 1965)
De 08 de abril de1965 a 1966José de Figueiredo
1967 a 1970João de Souza Gouveia
1971 a 1972Abelardo Vieira de Andrade
1973 a 1976Luis Fernando de Andrade Carvalho
1977 a 1982Antônio Hélio Vieira Gonçalves
1983 a 1988Luis Fernando de Andrade Carvalho
1989 até 12 de dezembro de 1990Zelito Ribeiro da Silva (tendo sido afastado do cargo por cassação do mandato pelo Poder Legislativo Municipal)
De 12 de dezembro de 1990 a 1992Antonio Pereira Filho (assumiu o mandato na condição de Vice-prefeito
Municipal decorrente da cassação do mandato do Prefeito Titular)
1993 a 1996José Hércules Dantas de Carvalho
1997 a 2000Arlete Bittencourt de Castro Silva
2001 a 30 de dezembro de 2003Arlete Bittencourt de Castro Silva (tendo sido afastada do cargo por cassação do mandato pelo Poder Legislativo Municipal)
De 31 de dezembro de 2003 a 2004José Erismar de Oliveira (assumiu o mandato na condição de Presidente do Poder Legislativo Municipal decorrente da cassação do mandato da
Prefeita titular e vagância do cargo de Vice-prefeito)
2005 a 2008José Weldon de Carvalho Santana
2009 a 2012José Weldon de Carvalho Santana
2013 a 2016Helânio Calazans de Oliveira
Rádio Regional de Cícero Dantas

Comunicação

Rádio Regional FM 1.320
Rádio Buqueirão FM 104.9
A primeira forma de mídia da cidade de Cícero Dantas, foi o jornal "Folha do Nordeste" fundada em 1986 pelo jornalista Albérico Barbosa. A Rádio Regional de Cícero Dantas foi o primeiro meio de comunicação da cidade relacionado ao rádio, fundado em 24 de abril de 1990 por Dom Mário Zaneta trazendo para a cidade noticias da região e mostrando pelas ondas do rádio a fé do povo cicerodantense, hoje com 25 anos de história.
Siginificados dos Nomes

Os nomes próprios dos lugares nos dizem muito acerca da história de uma cidade. Tentaremos, à medida do possível, resgatar a origem e o significado dos nomes das ruas, distritos, povoados e fazendas da região.

Topônimo
Origem/Significado

Abrigo (Rua do)
Ainda hoje para os bonconselhenses é o nome da avenida Getúlio Vargas, em referência ao antigo abrigo (parada de ônibus) que existiu ali.

Alto dos Vieira(s)
É o nome popular para a parte alta da cidade onde predomina as casas de membros dessa família.

Betânia
Nome de distrito. De origem religiosa, o nome foi escolhido pelo Pe. Renato Galvão que considerava o nome anterior, Xibia, desonroso.

Boqueirão
Nome de serra próxima à Bom Conselho da qual se fala ter sido o local inicial de povoação da cidade. O termo significa a garganta de uma serra por onde passa um rio ou que sugere a passagem de um.

Buracos
Antigo nome da Vila de São João da Fortaleza. Faz referência à região onde se encontra a vila, cercada por serras talhadas pela erosão.

Campina de Castro
Povoado onde se concentra grande número de famílias negras, provavelmente remanescentes de antigo quilombo.

Cascalheira
Bairro recente da cidade. Deve seu nome ao tipo de terreno, com abundância de pequenas pedras

Cavunza
Nome de fazenda

Ilha
Pequeno e antigo povoado a meio caminho para Fátima.

Navio
Antigo tanque que abastecia a cidade de água potável. Com o crescimento da cidade foi poluído e posteriormente aterrado para a construção de novas ruas.

Ó
A Fonte do Ó é um dos lugares mais típicos de Bom Conselho. Diz-se que quem bebe de sua água se apaixona pela cidade.

Saco
Fazenda localizada entre Bom Conselho e o povoado Ilha; segundo o dicionário Aurélio Saco é um brasileirismo usado em PE e BA para referir um grande corte, em forma circular ou de meia-lua, nos rebordos encarpados das serras.

Santa Cruz
Nome da serra onde se encontra o cemitério. Ali desde a criação da cidade existe um cruzeiro para lembrar a reverência aos mortos do lugar. No interior da Capela da Santa Cruz encontra-se uma antiga cruz de madeira construída por Antonio Conselheiro.

Serra Grande
Distrito de Bom Conselho localizado em um alto, daí o seu nome.

Tapúia
Nome de fazenda. Tapúio era o termo utilizado para fazer referência a povos indígenas não-tupis.

Tijuco
Pequeno povoado localizado na estrada que liga Bom Conselho a Heliópolis. Origina-se da palavra ti'yug, que na língua tupi significa líquido podre, lama.

Toca do Urubu
Pequena gruta localizada na no Alto da Bela Vista, de costume os animais fazerem suas ninhadas por isso a origem do nome.

Zeza
Nome popular do entroncamento da BR-110 com a estrada para Heliópolis. Faz referência ao antigo morador do lugar.

Datas especiais

03.02 - Tríduo de Nossa Senhora da Purificação (realizado desde 1902 em pagamento à promessa pelo fim da epidemia do cólera que assolava a cidade).
09.06 - Elevação de Freguesia a Município com a denominação de Bom Conselho, Emancipação Política.
24.06 - Festa de São João, padroeiro do distrito de São João da Fortaleza (Buracos).
29.06 - Festa de São Pedro, padroeiro do povoado Ilha.
15.08 - Festa da Padroeira, Nossa Senhora do Bom Conselho.
27.09 - Criação da Freguesia de Nossa Senhora do Bom Conselho dos Montes do Boqueirão.
13.12 - Festa de Santa Luzia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário