Pesquisar este blog

sábado, 30 de maio de 2020

NÃO HAVERÁ APLAUSOS PARA OS DOCENTES

De um dia para o outro, os professores, montaram todo um sistema de educação obrigatória à distância, Direitos autorais? Cedidos! Pesquisas, imagem, textos, tarefas...
Exigências? Muitas!!!! Reclamações de todos a todo momento, sem sensibilidade alguma ao esforço súbito a que estamos submetidos!
A escola na sala de casa nunca acaba.
Um milhão de e-mails para atender... grupos pelo WhatsApp, chamadas, atendimento personalizado, aproximando-se da função tutorial... reuniões a qualquer hora, mensagens de toda ordem...
Gestores, Alunos, Famílias, Sociedade... nós professores, estamos trabalhando...
Na verdade multiplicamos por muito as nossas horas de trabalho, pois agora esclarecemos as dúvidas um a um, corrigimos as tarefas uma a uma, sem acréscimo salarial ou mero reconhecimento ou agradecimento por isso... Nos doamos para além do conteúdo, sem falar sobre as orientações de ordem psicológica, dentro da compreensão de fazer com que os nossos alunos vejam a transcendência do que estamos vivendo...

para continuar a sua missão de vida a partir de casa... Com dedicação!!!! Materiais? Seu computador privado e pessoal; sua internet, sua luz ... pagas do próprio bolso. Espaços? A sala de sua casa, que a torna pública a desconhecidos, a intimidade de sua casa. 
NÃO HAVERÁ APLAUSOS PARA OS DOCENTES!
Mas eu aplaudo os professores! Eu aplaudo os meus colegas. Eu aplaudo os professores da minha filha!!! Eu aplaudo os professores com todas as minhas forças! Por brindar à educação, o lugar que lhe cabe nesta época de crise...
Fazemos parte da história... Ainda que não sejamos aplaudidos!!!!! Eis aqui um milhão de aplausos para todos nós!

quarta-feira, 20 de maio de 2020

Dia do Pedagogo: saiba a origem e importância desta data

Uma das profissões de maior peso e importância na formação educacional, a de Pedagogo, é homenageada no dia de hoje. A data é uma forma de reforçar a importância dos profissionais que planejam, executam e coordenam tarefas distintas, e muitas vezes complexas, na área de educação, sempre em busca da excelência.A data tem, entre os seus inúmeros objetivos, o de fortalecer o debate do papel das famílias e escolas no desenvolvimento geral das crianças e jovens estudantes, delimitando as responsabilidades de cada um e, ao mesmo tempo, criando alternativas que ofereçam um ensino de qualidade e levem-nos a uma boa formação profissional e, acima de tudo, humana.
A função do Pedagogo é coordenar uma busca constante por qualidade, atuar de acordo com a metodologia que permite disseminar a aprendizagem industrial, agindo desta maneira ele também será avaliador das competências que o mercado de trabalho exige do aluno após a conclusão do curso profissional, para que isso se torne realidade, é preciso estar atento as novidades e transmitindo sempre atitudes saudáveis para a sua respectiva equipe de trabalho.

Origem do Dia do Pedagogo

terça-feira, 19 de maio de 2020

Decretos de suspensão das aulas e bloqueio de transportes são prorrogados na Bahia


Em pronunciamento feito nas redes sociais nesta segunda-feira (18), o governador Rui Costa (PT) anunciou a extensão do decreto de suspensão das aulas por mais 15 dias. O mesmo vale para o decreto que bloqueia o transporte intermunicipal e interestadual, válido atualmente para 171 municípios baianos.“Toda cidade que tiver, nos últimos 14 dias, casos confirmados, nós suspendemos o transporte, a comunicação para outras cidades”, disse o governador ao relembrar o critério utilizado para definir quais locais serão atingidos pela medida. Na avaliação dele, o ato se mostrou exitoso por evitar a descentralização dos casos de coronavírus na Bahia. De acordo com o balanço feito pela Secretaria de Saúde do Estado (Sesab), 205 dos 417 municípios baianos registram casos da Covid-19 e seis deles concentram 80% do total de ocorrências.

sábado, 16 de maio de 2020

domingo, 10 de maio de 2020

Em tempos de Covid-19, Ministério Público faz recomendações a Escolas Particulares de Ribeira do Pombal-BA, e mais três municípios baianos

As instituições da rede privada de ensino infantil, fundamental e médio dos municípios de Cairu, Presidente Tancredo Neves, Valença, e Ribeira do Pombal, foram orientadas pelo Ministério Público estadual a adotar uma série de medidas para a readequação dos contratos escolares durante a quarentena decorrente da pandemia da Covid-19. O objetivo é assegurar a continuidade da prestação do serviço com qualidade e sem desequilíbrio nas relações de consumo.

Em recomendações encaminhadas na segunda-feira, dia 4 de maio 2020, os promotores de Justiça Alan Cedraz Santiago e Lívia Farias solicitaram às unidades escolares que apresentem planilhas de custo que expliquem o desconto adotado nas mensalidades referentes aos dias de aulas suspensas; não cobrem multa e juros em decorrência de atraso no pagamento das mensalidades durante o período de isolamento e evitem judicialização das situações ocorridas durante a pandemia. Foi solicitado também que as escolas esclareçam sobre eventual adoção da metodologia de ensino à distância, nos níveis médio e fundamental, com envio de proposta de revisão contratual para o período de suspensão das aulas presenciais, e que seja apresentado calendário de eventual realização de aulas presenciais, após terminada a quarentena.

Com informações: MPE Bahia

quinta-feira, 7 de maio de 2020

CÍCERO DANTAS - BAHIA: ATENÇÃO ALUNOS QUE ESTUDAM NA REDE MUNICIPAL

A Prefeitura de Cícero Dantas, através da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Lazer divulga o cronograma de distribuição de kits de alimentação para os alunos da rede publica municipal.

A distribuição ocorrerá em três etapas, sendo:

1ª Etapa: 08, 11 e 12/05/2020
- Creches de tempo integral;
- Escolas de tempo integral;
- Educação infantil (sede);
- Centro AEE (sede).

2ª Etapa: 13,14 e 15/05/2020
- Creches (zona rural);
- Educação Infantil (zona rural);
- Educação Infantil (sede);
- Fundamental I (zona rural).

3ª Etapa: 18,19 e 20/05/2020
- Fundamental I (sede)
- Fundamental II (sede)
- Fundamental II (zona rural)
Fonte: ASCOM

quarta-feira, 6 de maio de 2020

Câmara retira Educação do projeto que congela salários dos servidores por quase dois anos

A Câmara dos Deputados retirou os servidores da educação da regra que congela salários na pandemia. O congelamento dos salários por 18 meses foi a contrapartida incluída pelos senadores no projeto de auxílio financeiro aos estados, Distrito Federal e municípios. Como foi alterado na Câmara, o tema volta para nova análise do Senado. Já estavam de fora do congelamento de salários os servidores da saúde e da segurança. O destaque que retirou também os professores foi apresentado pelo Partido dos Trabalhadores.  A deputada Professora Dorinha, do Democratas do Tocantins, falando pela liderança do DEM, argumentou a favor da categoria. Já o Solidariedade foi contra a exclusão dos professores da regra do congelamento de salários argumentando que isso atrasaria o repasse aos estados, como destacou o deputado de Pernambuco pela legenda, Augusto Coutinho.
O destaque a favor dos profissionais da educação acabou aprovado por 287 votos contra 179. O presidente do Senado, Davi Alcolumbre, antecipou que a Casa deve retomar o texto anterior, anulando as mudanças aprovadas pela Câmara. A sessão para discutir o projeto está marcada para esta quarta-feira. https://radioagencianacional.ebc.com.br/