O Programa de Alfabetização Paulo Freire foi lançado pela Secretaria da Educação do Estado (SEC), quarta-feira (15), no auditório do órgão, no Centro Administrativo da Bahia (CAB) em Salvador. Com a proposta de fortalecer a política de alfabetização de jovens e adultos no território baiano, a iniciativa visa alcançar os 417 municípios baianos, por meio de contrato com a Universidade do Estado da Bahia (UNEB) para a oferta de curso de formação continuada dos professores alfabetizadores.
O secretário municipal de educação de Fátima, professor Vicente Culino, foi convidado para o lançamento do Programa e falou da experiência do município na Educação de Jovens e Adultos - EJA Itinerante. Uma nova forma de trabalho que vem gerando oportunidades socioeconômicas para os fatimenses.
O secretário Danilo de Souza falou sobre o empenho da SEC na elaboração e execução do programa. “Estamos em uma experiência de educação inclusiva há quase 16 anos e, durante este período, a Bahia conseguiu alfabetizar o correspondente à população de três estados do Acre. Além disso, temos colecionado resultado positivos dessa política, sendo a Bahia o primeiro Estado da federação em volume percentual de educandos vinculados à Educação Profissional e Tecnológica e isso graças ao programa de alfabetização que fizemos lá atrás. Mas temos um novo desafio: restam 12,3% da população que precisa ser alfabetizada. Daí a importância da nossa parceria com prefeitos e comunidades locais”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário